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domingo, 12 de junho de 2011

Simulado de Geografia – 1º Ano do E.M. – 2º Bimestre/2011.

1. (Ufg 2008) Para atingir o objetivo de ler e interpretar mapas, o leitor necessita de identificar e analisar os elementos de representação cartográfica. Dentre esses, a escala cumpre um papel importante, visto que é a partir dela que se tem:

( A )  a apresentação da superfície esférica no plano.
( B )  os diferentes fusos horários no globo.
( C )  a identificação dos diferentes hemisférios terrestres.
( D )  o nível de detalhe das informações representadas.

2. (Ufjf 2006) Leia, atentamente, o texto:

"Os mapas da Terra-Média incluídos em 'O Senhor dos Anéis' mostravam uma flecha apontando o norte e uma barra de escala. Isso significa que a distância e a direção eram consideradas exatas - algo impossível no mapeamento de um mundo redondo em um pedaço plano de papel."
FONSTAD, Karen Wynn. "O Atlas da Terra-Média. Um guia autêntico e atualizado para
a geografia de O Senhor dos Anéis, O Hobbit e O Silmarillion",
de J. R. Tolkien. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Sempre existirão distorções nos mapas, porque:

( A )  é impossível fazer um mapa em duas dimensões que seja uma representação exata de uma estrutura de três dimensões.
( B )  os sistemas de coordenadas foram criados para a localização de um ponto na superfície terrestre e não no globo.
( C )  a escala dos mapas impede que os detalhes sejam representados, impossibilitando a reprodução da realidade.
( D )  os mapas sempre são elaborados a partir do ponto de vista de quem está na superfície terrestre e não no espaço.

3. (UFC-CE) Considere um mapa geográfico cuja escala é de 1:1 000 000, e a distância em linha reta entre duas cidades é de aproximadamente 7 cm. Assinale a alternativa que indica corretamente a distância real entre duas cidades.

( A )   7 km.
( B )   70 km.
( C )   700 km.
( D )   7 000 km.

4. (Enem – adaptada) Se compararmos a idade da Terra, avaliada em 4,5 bilhões de anos (4,5 . 109), com a de uma pessoa de 45 anos, então, quando começaram a florescer os primeiros vegetais, a Terra já teria 42 anos. Ela só conviveu com o homem moderno nas últimas 4 horas e, há cerca de 1 hora, viu-o começar a plantar e a colher. Há menos de um minuto percebeu o ruído de máquinas e de indústrias e, como denuncia uma ONG de defesa do meio ambiente, foi nesses últimos 60 segundos que se produziu todo o lixo do planeta!
 O texto, ao estabelecer um paralelo entre a idade da Terra e idade uma pessoa, pretende mostrar que:

( A )   a agricultura surgiu em seguida aos vegetais, perturbando desde então o seu desenvolvimento.
( B )   o ser humano só se tornou moderno ao dominar a agricultura e a industria; em suma, ao poluir.
( C )   desde o surgimento da Terra, são devidas ao ser humano todas as transformações e perturbações.
( D )   a indústria tem sido um processo vertiginoso, sem precedentes em termos de dano ambiental.

5. (Fmtm – adaptada) Considere os itens a seguir para responder a questão.

I – Consiste no derramamento do magma na superfície do planeta, o que pode ocorrer através de fendas ou orifícios na crosta. Na superfície, o magma esfria e torna-se sólido, formando uma nova camada rochosa.
II – Ocorre em função da ação do vento, principalmente nas áreas mais áridas do planeta, transportando partículas sólidas.
III – Trata-se da retirada de material rochoso das áreas mais altas do relevo terrestre pela água, que é transportado como materiais em suspensão para as áreas mais baixas e nelas se depositam, formando camadas de sedimentos.
Sobre os agentes modificadores do relevo terrestre, descritos em I, II e III, pode-se afirmar que

( A )   todos são agentes externos, ou seja, atuam modificando somente a parte superficial do relevo terrestre.
( B )   I é um agente interno, formador do relevo, enquanto II e III são agentes externos esculpidores do relevo.
( C )   I e II são agentes internos, por se tratarem de processos de transformações químicas das rochas, enquanto III é um agente erosivo externo.
( D )   apenas o agente III é atual, enquanto I e II só podem ter atuado no passado, criando as grandes formas do relevo.

6. (UFMA – adaptada) As figuras abaixo mostram a localização de vários sismos e o arranjo dos continentes sobre as Placas Tectônicas.


A partir das informações constantes nas figuras, assinale a afirmativa INCORRETA.
( A )   Os abalos sísmicos são consequências da movimentação das placas tectônicas, sendo as áreas de ocorrência mais comuns coincidentes com as zonas de contato entre elas.
( B )   O Brasil está situado na Placa Sul-Americana, distante das zonas de impacto entre placas, portanto, os tremores de terra ocorridos no país são de grau baixo.
( C )   O aumento no número de abalos sísmicos próximos aos grandes centros urbanos é devido às mudanças climáticas pela atuação humana como, por exemplo, pelo aumento da poluição das indústrias.
( D )   No final de 2004, milhares de asiáticos foram surpreendidos por um terremoto seguido por ondas gigantes, conhecidas como tsunamis, que causaram um cenário de destruição total.

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